TEFAF 2016 • PERFECT STYLE COMBO

  
Mixar, juntar, reunir estilos e épocas distintos e fazer tudo sonorizar como uma perfeita sinfonia é uma das maiores artes da atualidade. Esta forma de arte não tem regras estabelecidas e o resultado é inacreditavelmente inesperado. O melhor disso tudo é que pouquíssimos dominam esta técnica que pode ser  verdadeiramente chamada de Bom Gosto. Bon Goût é uma arte tão rara que muitos tentaram banalizá-la. Este Post é um combo de peças clássicas, modernas e contemporâneas que separadas são fantásticas e juntas alcançam a beleza do extraordinário. A Tefaf Maastricht reúne o que existe de melhor nas artes e através deste puzzle de estilos provo que o preconceito em termos de estilos é para mentes que só olham para a esquerda ou para a direita. Meu presente para vcs é olhar o Todo com o máximo do bom gosto!

Acima, colares e pulseiras Giraffe de Jean Dunand, o mesmo artista das famosas ânforas com motivos geométricos laqueados que ficavam no living da casa de YSL. O set foi vendido na Tefaf pela Galeria Van Kranendonk Duffels por algo entre 150 mil Euros. O console veneziano séc XVIII decorado com flores e tampo de jaspe siciliano, do antiquário Piva & C. é perfeito para a obra contemporânea de Su Xiaobai que lembra um grande ladrilho de laca rouge de fer. 

Acima, escrivaninha de aço e madeira  do designer francês Michel Boyer, criada nos anos 70 para o  escritório do banqueiro Elie de Rothschild em Paris foi levada a Tefaf pela Galeria Demish Danant. O belíssimo bureau plat abaixo, de Georges Jacob, nome importante do período Império francês, da Galerie Perrin, combina mogno e apliques de ormolu. Considero as duas peças opostos complementares.  


 
    

O longo console circa 1953 de Charlotte Perriand da Galerie Downtown François Laffanour pode sim conviver com a elegantíssima cadeira de estilo inglés Regency, circa 1802,  assinadíssima por Thomas Hope. Apresentada na Tefaf por H.Bairman & Sons. A banqueta de T. H. Robsjohn Gibbings ( Galerie Eric Philippe) do fim dos anos 40, tem shape orgânico, perfeita para quebrar a linearidade do console. A ânfora de porphyry e bronze dourado é sueca, circa 1820 e adiciona elegância monumental a qualquer sala. Exibitor: Galerie Perrin 

A mesa de centro moderníssima criada em 1981 por Pierre Paulin, buscou inspiração em catedrais góticas. Exibitor : Demisch Danant

Um comentário sobre “TEFAF 2016 • PERFECT STYLE COMBO

  1. Penso que, além do bom gosto, é preciso ter conhecimento cultural e de estilos, para alcançar a plenitude visual do todo belo e harmônico. Sem esses atributos de qualificação, parece-me impossível a sintonia entre objetos criados em épocas diferentes. Fabrizio Rollo tem bom gosto, conhecimento e sabe harmonizar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *