YVEScandalous ! 

 

Ssxxxcandaloso, vc é guloso, e quer me sequestrarrrrrrrrr…..YSL escandalizou o mundo com a Coleção Couture Primavera-Verão de 1971, chamada Liberation ou Quarante, que está exposta na Fundação YSL-Pierre Bergé até 29 julho. Yves pegou, puxou, sequestrou referências dos anos 40 com tal genialidade que deixou a imprensa internacional chocada , escandalizada. Claro, tudo que é genial não agrada de cara, ou vc acha que as pessoas em geral entendem ,compreendem, aceitam o que é genial com facilidade? Não não não, os simples mortais precisam de tempo para digerir o que é fenomenal e avant garde mesmo que ser atual seja ser retrô. YSL buscou inspiração numa década turbulenta, marcada pela Segunda Guerra Mundial. E onde está a genialidade nisso ??? Explico: com a coleção Couture apresentada em 1971, Monsieur Saint Laurent, que tive o prazer de pegar na mão quando fomos apresentados num jantar em Paris,  2 ou 3 anos antes de deixar este plano, marcou a história da moda como a conhecemos hoje. Antes de 1971 e depois de 1971, quando a moda vai para as ruas e fala diretamente com o público. YSL criou o prêt-à-porter! Após críticas imediatas na imprensa internacional, o mundo percebeu sua genialidade por antecipar um fenômeno que não parou mais. Foi somente depois desta coleção que a moda e outros estilistas passaram a olhar outras décadas como fonte de inspiração. E mais: YSL declarou assim que apresentou a coleção, que as pessoas sentiam vontade de usar a moda de outra época, mais especificamente a de 40, por não terem vivido aquele momento tão importante na história do século XX. YSL sacou, sentiu, percebeu antes de todos que a moda já tinha sido criada de todas as formas e que o mais importante era dar as pessoas o que elas tinham desejo de usar!  Pronto. Sua moda foi para as ruas através do prêt-à-porter. Saint Laurent entendeu o comportamento de uma geração que reverberou nas gerações futuras.  Sacou o que era ser atual e contemporâneo antes de todos, mas só foi  compreendido pouco depois das críticas que colecionou. Quando a imprensa percebeu o grande faux pas que havia cometido, retratou se imediatamente. A revista Times que já o havia criticado por conta desta coleção, curvou-se através da capa com seu retrato e chamada que dizia: YSL-O Grande Gênio da Moda. Diana Vreeland, icônica editora mór ( Bazaar e Vogue US) declarou certa vez que Chanel e Dior foram grandes, mas que YSL era gigante. Não poderia ser melhor definido. Outra curiosidade: qdo um jornalista disse a ele que escandalizou o mundo com a tal Coleção apelidada Scandal, inspirada nos anos 40, Yves respondeu que a obra L’ Olympia de Manet também escandalizou, e que sentia se honrado com isso. Disse que as pessoas devem ficar chocadas não com imagens mas moralmente. Y como yesterday, S de Sempre e L de Love. YSL Forever! 

  

 Mantteau de Renard verde, da Coleção Couture Primavera-Verão 1971. O cartaz acima da exposição, traz a modelo holandesa Willy Van Rooy usando o casaco nos anos 70. 

 

  

  

  

1971 foi o ano em que YSL bombardeou o mundo e mudou a história da moda e da publicidade. Campanha publicitária com foto acima em que aparece nu para as lentes do fotógrafo Jeanloup Sieff para lançamento de seu primeiro perfume masculino : YSL eau de toilette Pour Homme. Da mais alta elite européia e americana até a boca do povo nos quatro cantos do mundo, YSL vaporizou sua essência criativa sem igual.

                          

Acima e embaixo, duas imagens que ficaram famosas nas áreas da fotografia e da moda. Na primeira, blusa transparente em petit pois da Coleção de 1971, foto do inglês David Bailey. Na segunda, a modelo Marina Schiano ( que hoje vive nos arredores de Trancoso) em traje de noite da Coleção Outono-Inverno 1970-1971, já antecipava ares anos 40, que viriam a escandalisae o mundo com sua coleção seguinte. Foto Jeanloup Sieff para Vogue.

 

2 comentários sobre “YVEScandalous ! 

  1. ??????????? @fabriziorollo nós te amamos pq vc @fabriziorollo é gênio e reconhecemos isso em vc,nos seus trabalhos q são únicos, singulares e de extremo bom gosto,qualidade,beleza e diferente dos demais. Q a luz Divina continue te iluminando intensamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *